Quem Somos

O Centro Social de Entre Ambos-os-Rios é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (I.P.S.S.), com sede no lugar da Igreja, n.º 296, freguesia de Entre Ambos-os-Rios, concelho de Ponte da Barca.

Foi fundado em 22 de Janeiro de 1993, tendo sido reconhecido como pessoa coletiva de utilidade pública e registado pela inscrição n.º25/95, a fls. 38 v.º do livro n.º 6 das associações de solidariedade social em 1 de Setembro de 1993.

Estatutariamente é composto pelos associados e corpos gerentes, designadamente, Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal.

 

O Centro Social de Entre Ambos-os-Rios foi constituído em parceria com o Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa de Arcos de Valdevez, no âmbito do Projecto TEIAS, dando-se início à resposta social Serviço de Apoio Domiciliário, a funcionar nas instalações do Parque de Campismo da Freguesia de Entre Ambos-os-Rios, como instalações de apoio e confeção dos serviços incumbidos na resposta.

Paralelamente entre os anos de 1995 e 1997 foi construído o Centro de Dia da Instituição, um edifício polivalente que agrupava um refeitório, sala de convívio, posto médico, uma sala vocacionada para a formação, gabinetes de acompanhamento, secretaria e áreas de apoio como cozinha e lavandaria.

 

O grande projeto da Instituição “Construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas” decorreu entre os anos 2008 e 2013. Este período revelou-se extremamente exigente, do ponto de vista dos recursos financeiros necessários para cumprimento dos prazos estabelecidos pelo POPH e pela Segurança Social para término da obra, situação que requereu o envolvimento e dedicação total da Direção.

O projeto, embora comtemplasse a existência de um financiamento aprovado, exigiu em simultâneo, à Instituição, uma elevada capacidade financeira para sustentar o seu próprio investimento. Ainda, a “derrapagem” no custo inicial resultante da adaptação da construção às novas exigências em termos de certificação energética, aumentou consideravelmente o custo total da obra.

O ano 2013 marcou o início de uma nova fase da Instituição. A abertura da Estutura Residencial para Idosos tornou-se uma realidade, permitindo responder a situações de maior dependência dos idosos, associadas muitas vezes a ausência de retaguarda familiar e a baixos recursos económicos.

 

O “arranque” desta nova resposta não foi de todo tarefa fácil, desde a pressão vivida para a conclusão efetiva da obra, até à aquisição da licença de utilização para celebração do acordo de cooperação com a segurança social.

Todo este processo exigiu dos colaboradores e da Direção, muito trabalho e acima de tudo um grande espírito de equipa para lutar contra as adversidades.

Atualmente o Centro Social de Entre Ambos-os-Rios tem ao dispor da comunidade três respostas sociais na área dos idosos, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, sendo a sua ambição nesta área, protocolar com a Segurança Social, todas as vagas da ERPI.

 

A filosofia da instituição não se restringe unicamente à terceira idade, a preocupação com o bem-estar e qualidade de vida é também um dos aspectos importantes que move esta Instituição.

Assim, ao longo dos anos o Centro Social de Entre Ambos-os-Rios desenvolveu seis cursos de Educação e Formação de Adultos e um curso de Formação para a Inclusão, todos com financiamento aprovado.

A par das ações de formação foram desenvolvidos projetos na área do desenvolvimento social e comunitário, assim como, na área da prevenção das dependências e reinserção de públicos com comportamentos aditivos.

 

Presentemente e desde o ano 2007 a Instituição tem a funcionar o Protocolo do Rendimento Social de Inserção (RSI), celebrado com o Centro Regional de Segurança Social de Viana do Castelo, que visa o acompanhamento às famílias beneficiárias da medida.

 

Por último é de referir que desde o ano 2010 a Gestão da Cozinha do Centro Escolar da freguesia é assegurada pela Instituição, resultado de um protocolo com a Câmara Municipal de Ponte da Barca.

Neste sentido, o Centro Social de Entre Ambos-os-Rios tem desenvolvido uma dinâmica bastante positiva, facto constatável pela receptividade com que a comunidade responde aos seus projetos e atividades e pela forma como se lhe dirige no intuito de ver satisfeitas as suas necessidades.